quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

SEICHO-NO-IE UM MODO FELIZ DE VIVER

Seicho-No-Ie, um modo feliz de viver

A Seicho-No-Ie, Movimento filosófico-religioso, monoteísta e não sectário, iniciado no Japão em 1930 pelo Professor Masaharu Taniguchi, Ph. D., é uma filosofia de vida aplicada que ensina como viver o presente. Trata-se de um ensinamento baseado no equilíbrio do amor e da sabedoria, cujos praticantes descobrem a importância de viver com a mente alegre, com sentimento de gratidão e em harmonia com todas as pessoas e com o meio ambiente. Direcionado às pessoas que desejam uma vida cheia de otimismo, com fé inabalável, autoconfiança, prosperidade, saúde, espiritualidade, coragem e determinação para a conquista dos ideais. É um revolucionário método de Educação da Vida que prega a essência comum a todas as religiões.

No Brasil, a Seicho-No-Ie está presente desde 1931. Em Mato Grosso, começou a divulgação a desde a década de 1970. É difundida atualmente nos países do primeiro mundo como ‘Movimento Internacional de Paz pela Fé’ e está presente oficialmente em mais de 30 nações. A expressão Seicho-No-Ie significa ''Lar do Progredir Infinito''. Ela prega que a essência do homem é Perfeição. Ensina sobre a inexistência da matéria, do pecado, da doença e da morte; não considera o sofrimento como criação de Deus, mas como produto da ilusão da mente humana. O uso do pensamento positivo, as leis da mente, o sentimento de gratidão aos pais, a reverência aos antepassados e a meditação são algumas das práticas fundamentais dos adeptos.

Segundo a Seicho-No-Ie, o mais importante é que haja uma revolução na forma de ver o homem, considerando-o como um ser harmônico e perfeito. Desconsiderando de vez a visão materialista que o considera como um ‘ser carnal’ – causa essa da infelicidade e do sofrimento. Quando ocorre a mudança na mente das pessoas, transforma-se automaticamente a vida delas no que diz respeito à saúde, à prosperidade, à harmonia familiar e no trabalho. Enfim, há uma transformação positiva em todos os aspectos, inclusive na estrutura social e no sistema econômico.

Numa modalidade direta, sem sectarismos, dogmas e superstições, a Filosofia de vida aplicada, Seicho-No-Ie, prega a Verdade de que “O homem é filho de Deus”. Em termos filosóficos, isso significa admitir que o homem é dotado de capacidade infinita e pode conduzir o próprio destino rumo a felicidade.

A Seicho-No-Ie reverencia e acredita unicamente em Deus, como Ser supremo, imparcial e onipresente. Prega que o perdão, o amor e a gratidão são condições que atraem a felicidade, a realização e a transcendência dos carmas negativos (pecados) do passado. A prática realizada pelos adeptos consiste na recitação de Sutras Sagradas e primordialmente, a prática diária da Meditação Shinsokan. Aprende-se a reverenciar a natureza divina de todas as pessoas e também todas as coisas como manifestações do amor de Deus. É ensinado também sobre a importância da gratidão aos antepassados e o quanto essa atitude influencia no destino da família.

O ensinamento Seicho-No-Ie não admite que o mal seja uma força existente que se oponha a Deus. Embora ocorram manifestações indesejáveis no mundo do fenômeno (tanto físico como espiritual), são apenas estados ilusórios da mente do homem, quando este desconhece o Bem, que é existência verdadeira.

A Seicho-No-Ie enfatiza que todas as religiões sérias e idôneas, são como veículos de salvação, emanadas de um só Deus universal. As religiões têm pregado a Verdade de diferentes formas, dependendo da época e do lugar. Mas todas elas são luzes advindas da salvação de um único Deus criador. Portanto, todas as religiões verdadeiras se identificam na sua essência.

Muito obrigado!


Jair Donato, jornalista, preletor da Seicho-No-Ie

- Assessoria de Comunicação da Seicho-No-Ie do Brasil Regional MT-Cuiabá

Nenhum comentário:

Postar um comentário