quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

FELIZ 2010

Na visão da Seicho-No-Ie é essencial o respeito a todas as comemorações e aspectos culturais das religiões existentes aonde ela atua, a exemplo do Natal, que é uma data histórica, um símbolo de fé religiosa que faz parte da cultura cristã. Por se tratar de uma comemoração coletiva, torna-se uma época propícia para uma reflexão sobre o estilo de vida e o relacionamento, principalmente no âmbito familiar.

A palavra “Cristo”, um termo surgido entre os essênios, maior comunidade mística do tempo que Jesus viveu na Terra, significa “Essência” ou “Natureza Verdadeira”. Cristo, portanto, é vida, é a perfeição que habita em cada ser humano. E momentos como o Natal, são propícios para que as pessoas despertem essa ‘natureza divina’ o próprio “Eu Interior”, que pode ser apreendido por toda a humanidade.

Jesus de Nazaré foi um homem histórico que nasceu provavelmente há 2009 anos, por essa razão, o motivo de comemoração natalina. No entanto, mais que relembrar uma data histórica, é de fundamental importância que no Natal haja a presença da condição interna denominada “Cristo Interior” no coração de cada cristão. Se cada seguidor ou simpatizante da doutrina cristã se ater a atitude de amar com sentimento verdadeiro, como ensinou Jesus, que se tornou o próprio Cristo, sem apegos a simbologia histórica, o mundo será bem melhor. Essa pode ser a única maneira da paz não tardar a concretização na face da Terra.

E o ano novo do calendário gregoriano, também reconhecido pela cultura cristã, ocorre na passagem do ultimo dia de dezembro para o primeiro de janeiro, é também o momento em que se faz necessário refletir sobre os valores que existem dentro do ser humano, tais como o amor, a paz e a fraternidade. São valores maiores que a tradição da simples troca de presentes. Dessa forma, tanto o Natal como a ano novo, pode ter um significado com dimensões bem maiores do que se costuma acreditar. Segundo o professor Masaharu Tanichuchi, no ano novo nasce um novo espírito e o primeiro dia do ano é o começo de todas as coisas. Todos os demais dias do ano devem ser vividos como se fosse o primeiro, com idéias agradáveis na mente, assim como o Sol que desponta e vivifica todos os seres, afirma.

Uma característica peculiar da Seicho-No-Ie é a divulgação através da literatura. O Dr. Masaharu Taniguchi, iniciador da Seicho-No-Ie publicou o livro “A Verdade da Vida”, coletânea constituída de 40 volumes, além de mais de 400 títulos escritos sob inspiração divina. O Brasil é o País que mais possui os livros traduzidos da Seicho-No-Ie em outro idioma.


Muito obrigado! javascript:void(0)


Jair Donato, jornalista, preletor da Seicho-No-Ie

- Assessoria de Comunicação da Seicho-No-Ie do Brasil Regional MT-Cuiabá

3 comentários:

  1. Rosita Fernandes Bastos23 de outubro de 2010 às 09:44

    Gostaria de receber o calendario Seicho-no-ie, com palavras de sabedoria

    ResponderExcluir
  2. Olá .. seria possível receber por e-mail o calendário ??

    mi.marx@hotmail.com

    Tenha um ótimo dia

    ResponderExcluir
  3. Muito Obrigado!

    Ola amigos, o calendário pode ser adquirido através do site.. http://www.sni.org.br/.

    Fraterno Abraço!

    ResponderExcluir