quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

COMO ACOLHER AS DIFICULDADES

As pessoas de senso positivo, ânimo forte, idealistas, sempre fizeram das oportunidades que surgiram à frente, uma escalada para atingir seus objetivos, mesmo sendo elas difíceis ou não. O que sempre ponderou foi é a maneira como são encaradas.

O Professor Masaharu Taniguchi, Ph.D., em sua obra ‘Dinamize sua Capacidade’ afirma o seguinte: Quando for incumbido de um trabalho mais difícil e penoso, não resmungue, não reclame, mas veja nele uma chance para desenvolver-se. Pense que é realmente uma ótima oportunidade que lhe estão oferecendo; uma dádiva celeste. Se não houvesse dificuldades, todos caminhariam na mesma velocidade e não haveria diferença alguma entre uma pessoa e outra; não surgiriam oportunidades para você se sobressair e ser reconhecido. Unicamente as dificuldades podem provar se você é ouro ou chumbo. Quando você fizer ressoar seu timbre de ouro, sobressair-se-á entre os companheiros e progredirá mais que eles.

As pessoas que se destacam atualmente são as que provaram perante o mundo que foram capazes de sobrepujar-se durante a época de dificuldades, quando executaram trabalhos penosos e agiram desembaraçadamente, enquanto os outros não sabiam o que fazer.

Dentre os fatos que mais nos causam prazer, sem dúvida, o melhor é a consciência de que estamos progredindo. Pense que você próprio está se desenvolvendo cada vez que encontra dificuldades. A cada nova responsabilidade que assumir, pense assim: “Que ótima oportunidade para o meu desenvolvimento!” Poderemos verificar se somos diamante falso ou verdadeiro, quando estivermos diante da luz solar o falso diamante perderá pouco a pouco o seu esplendor, enquanto o verdadeiro manterá o seu brilho. Por exigirem tarefas difíceis é que você tem ocasiões de provar que superou as pessoas comuns. Não é nada bom que um diamante verdadeiro seja confundido com um falso. E esta diferença é percebida na época de dificuldades.

Você é telha ou pedra preciosa? Quando você assumir maiores responsabilidades, encontrará a resposta. Descobrirá, entretanto, que você é uma pedra preciosa. Apenas quem se julga telha se tornará inútil, sem valor, porque não se polirá e se desprezará. Porém, na verdade, ninguém é telha. “Mesmo as pedras preciosas, se não forem polidas, não brilharão” - eis uma frase valiosa, de imutável valor. Em qualquer pessoa existe uma capacidade infinita que, quanto mais for polida, mais brilho externará.

Com que material você quer se polir? As pedras preciosas são polidas com quê? Primeiramente com grosseiro esmeril, depois com lixa áspera. Então você também deve-se polir com o esmeril das dificuldades, assumindo alegremente cargos de grande responsabilidade. Com toda certeza sua capacidade aumentará e brilhará mais quando você fizer isso com alegria. Hoje, a ciência da mente reconhece que todos os seres humanos possuem talento e capacidade que se manifestam à medida que são polidos.


--
JAIR DONATO -Preletor da Seicho-no-ie/ Jornalista / Palestrante / Consultor de Desenvolvimento de Pessoas / Educador

Nenhum comentário:

Postar um comentário