sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

O MOVIMENTO DE ILUMINÇÃO

O Movimento de Iluminação da Humanidade visa fazer com que todas as pessoas manifestem a perfeição da Imagem Verdadeira. Para isso, reverencia-se essa Imagem Verdadeira, que é divina. Os participantes desse movimento são os apóstolos da Missão Sagrada. Considerando que todas as religiões se identificam na essência, as expressões “filhos de Deus” ou “seres búdicos” têm o mesmo significado. Se não houver a firma conscientização de que, no tocante à Imagem Verdadeira, o Homem é Filho de Deus, ou ser búdico, serão inúteis os movimentos que reivindiquem a liberdade, a igualdade, os direitos humanos, a democracia, a paz mundial, a boa política, a melhora da sociedade, das condições de trabalho e da educação, pois estar-se-á caminhando para a direção oposta à meta.

Do livro O Que Deve Fazer O Dedicado À Iluminação, pp. 25, Autoria: Masaharu Taniguchi, Ph.D. ; Prof. Seicho Taniguchi

terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

AMOR

O amor é a mais poderosa força de tração do mundo, e o "amor perfeito expulsa o temor". Quando nosso lar se preenche de amor, prospera com certeza. O primeiro dever a ser cumprido num lar, para que nele haja prosperidade, é expulsar da mente todos os pensamentos negativos e usar somente palavras positivas, assim preenchendo-o com atmosfera positiva e afirmativa, repleta de amor e sem nenhum temor.

Prof. Masaharu Taniguchi , Ph.D.

domingo, 14 de fevereiro de 2010

COMO CONCRETIZAR O PARAÍSO NESTE MUNDO - II

Mas em que consiste basicamente a doutrina da Seicho-No-Ie? Ela é constituída de “Verdade horizontal” e “Verdade vertical”. A “Verdade horizontal” é a que o mundo fenomênico não é existência real, sendo mera projeção da mente e, portanto, nele podemos manifestar qualquer situação, seja prosperidade ou pobreza, saúde ou doença, felicidade ou desgraça, segundo nossa própria atitude mental. A “Verdade vertical” é a de que o ser humano é filho do Ser Supremo, sendo, portanto, dotado de vida infinita, sabedoria infinita e todos os demais atributos do Pai, perfeição essa inerente à sua Essência, ao seu “Eu verdadeiro” (Jissô).

Do Livro A Verdade da Vida - Vida e Religião,vol 17, pp. 87. Autoria: Masaharu Taniguchi, Ph.D.

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

COMO CONCRETIZAR O PARAÍSO NESTE MUNDO

O “eu verdadeiro” – a Essência do ser humano - é perfeito e dotado de todas as virtudes. Esta é a base do ensinamento da Seicho-No-Ie.

Manifestando nossa Essência, passamos a ser pessoas plenas de harmonia. Passamos a fluir naturalmente do nosso ser o amor a Deus, o amor filial, o amor conjugal, o amor paternal e maternal, o amor dos amigos, etc., pois nossa Essência abrange todas as virtudes. Seja quem for à pessoa à qual nos dirigirmos, basta procedermos segundo a vontade de nossa Essência. Assim, todas as formas de virtude manifestam-se naturalmente, de acordo com cada circunstancia, não sendo necessário traçar regras de conduta tais como “Devemos nos dirigir a Deus com reverência”, “Devemos nos dirigir aos pais com amor filial”, etc. Manifestando nosso “Eu verdadeiro” (isto é, nossa Essência, que é perfeição), as virtudes se revelam naturalmente, ora como “reverencia a Deus”, ora como “amor filial”, etc., segundo cada circunstancia.

Do Livro A Verdade da Vida - Vida e Religião,vol 17, pp. 61. Autoria: Masaharu Taniguchi, Ph.D.

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

EU VENCI O MUNDO

“Eu venci o mundo” – nesta frase dita por Cristo, o “eu” significa o próprio “Amor”. “Amor” é o eterno Vencedor. Aquele que ama, que vive o Amor até nas horas de maior dificuldade, triunfará infalivelmente. Os vitoriosos são sempre os que vivem no Amor. E os fracassados são os que não foram capazes de amar. Jesus Cristo, ao ser crucificado, pareceu sofrer uma temporária derrota mas, na verdade, ele nunca deixou de ser o eterno Vitorioso. O homem consegue o verdadeiro triunfo somente através do “Amor”. Em quaisquer circunstancia da nossa vida, o Amor é a chave que nos abre o caminho. Quando, ao longo de uma vida, depararmos com problemas cruciante, devemos perguntar-nos que atitude tomar, em nome do Amor. Então saberemos qual é a maneira mais correta de agir. Assim, o Amor nos conduzirá sempre para o caminho certo, permitir-nos-á agir sempre corretamente, manterá a harmonia em nossa vida, e nos tornará eternos Vitoriosos. (Do livro Kofuku seikatsu Ron – Livro ainda não editado em portugês; tit. Prov.: Teoria Sobre a Vida Feliz).

Do Livro O Livro Dos Jovens, pp. 257-258. Autoria: Masaharu Taniguchi, Ph.D.

VIDA E RELIGIÃO

O mundo fenomênico é projeção da mente e, portanto, podemos fazer surgir em nossa vida pobreza ou riqueza, doença ou saúde, desgraça ou felicidade, dependendo de nossa atitude mental – esta é a “Verdade horizontal”, que juntamente com a “Verdade vertical”, constitui a “Verdade central” da filosofia da Seicho-No-Ie. Qual é, então, a “Verdade vertical”? é a de que o ser humano é a suprema auto-expressão de Deus, é um ser indestrutível e eterno, dotado de Vida Infinita, sabedoria infinita, amor infinito e todas as demais virtudes, sendo esta a natureza verdadeira do ser humano. E a vida verdadeiramente religiosa consiste em dirigirmos nosso próprio destino, aplicando plenamente em nossa vida o principio da “Verdade vertical’ e o da “Verdade horizontal”

Do Livro A Verdade da Vida - Vida e Religião,vol 17, pp. 7. Autoria: Masaharu Taniguchi, Ph.D.

sábado, 6 de fevereiro de 2010

A LEI DA PROSPERIDADE

Saibam que “quanto mais rigoroso o inverno, melhor amadurecem os grãos de trigo”. Nós devemos agradecer sempre o “agora”. Devemos dar o melhor de nós mesmos, nas circunstâncias em que nos encontramos agora, acreditando que isso constitui a base do nosso progresso.

Todas as coisas são boas em relação ao lugar e à hora em que elas existem, pois graças à existência delas é que se torna possível a fase seguinte do desenvolvimento. Neste sentido, todas as coisas que existem agora ao nosso redor e todos os fatos que estão acontecendo agora em nossas vidas, são absolutamente imprescindíveis para nós.

Do Livro O Livro Dos Jovens, pp. 205. Autoria: Masaharu Taniguchi, Ph.D.

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

AUTO-EXPRESSAR-NÓS

Nós nascemos neste mundo para “auto-expressar-nos”. E para realizarmos esse objetivo, devemos agir conforme o “principio básico da auto- expressão”, segundo a qual “tudo se expressa através da mente”. As nossas expressões fisionômicas, o nosso comportamento, os nossos atos, tudo, enfim, se baseia na nossa “mente”. Devemos também saber que a verdadeira auto-expressão consiste em expressar os atributos de Deus, pois ele nos criou a fim de Ele próprio auto-expressar-se através de nós. Portanto, nós devemos ter como lema “viver uma vida realmente digna de Deus”, isto é, uma vida que seja a manifestação da vida de Deus.

Do Livro O Livro Dos Jovens, pp. 115. Autoria: Masaharu Taniguchi, Ph.D.