quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

FELIZ 2010

Na visão da Seicho-No-Ie é essencial o respeito a todas as comemorações e aspectos culturais das religiões existentes aonde ela atua, a exemplo do Natal, que é uma data histórica, um símbolo de fé religiosa que faz parte da cultura cristã. Por se tratar de uma comemoração coletiva, torna-se uma época propícia para uma reflexão sobre o estilo de vida e o relacionamento, principalmente no âmbito familiar.

A palavra “Cristo”, um termo surgido entre os essênios, maior comunidade mística do tempo que Jesus viveu na Terra, significa “Essência” ou “Natureza Verdadeira”. Cristo, portanto, é vida, é a perfeição que habita em cada ser humano. E momentos como o Natal, são propícios para que as pessoas despertem essa ‘natureza divina’ o próprio “Eu Interior”, que pode ser apreendido por toda a humanidade.

Jesus de Nazaré foi um homem histórico que nasceu provavelmente há 2009 anos, por essa razão, o motivo de comemoração natalina. No entanto, mais que relembrar uma data histórica, é de fundamental importância que no Natal haja a presença da condição interna denominada “Cristo Interior” no coração de cada cristão. Se cada seguidor ou simpatizante da doutrina cristã se ater a atitude de amar com sentimento verdadeiro, como ensinou Jesus, que se tornou o próprio Cristo, sem apegos a simbologia histórica, o mundo será bem melhor. Essa pode ser a única maneira da paz não tardar a concretização na face da Terra.

E o ano novo do calendário gregoriano, também reconhecido pela cultura cristã, ocorre na passagem do ultimo dia de dezembro para o primeiro de janeiro, é também o momento em que se faz necessário refletir sobre os valores que existem dentro do ser humano, tais como o amor, a paz e a fraternidade. São valores maiores que a tradição da simples troca de presentes. Dessa forma, tanto o Natal como a ano novo, pode ter um significado com dimensões bem maiores do que se costuma acreditar. Segundo o professor Masaharu Tanichuchi, no ano novo nasce um novo espírito e o primeiro dia do ano é o começo de todas as coisas. Todos os demais dias do ano devem ser vividos como se fosse o primeiro, com idéias agradáveis na mente, assim como o Sol que desponta e vivifica todos os seres, afirma.

Uma característica peculiar da Seicho-No-Ie é a divulgação através da literatura. O Dr. Masaharu Taniguchi, iniciador da Seicho-No-Ie publicou o livro “A Verdade da Vida”, coletânea constituída de 40 volumes, além de mais de 400 títulos escritos sob inspiração divina. O Brasil é o País que mais possui os livros traduzidos da Seicho-No-Ie em outro idioma.


Muito obrigado! javascript:void(0)


Jair Donato, jornalista, preletor da Seicho-No-Ie

- Assessoria de Comunicação da Seicho-No-Ie do Brasil Regional MT-Cuiabá

SEICHO-NO-IE UM MODO FELIZ DE VIVER

Seicho-No-Ie, um modo feliz de viver

A Seicho-No-Ie, Movimento filosófico-religioso, monoteísta e não sectário, iniciado no Japão em 1930 pelo Professor Masaharu Taniguchi, Ph. D., é uma filosofia de vida aplicada que ensina como viver o presente. Trata-se de um ensinamento baseado no equilíbrio do amor e da sabedoria, cujos praticantes descobrem a importância de viver com a mente alegre, com sentimento de gratidão e em harmonia com todas as pessoas e com o meio ambiente. Direcionado às pessoas que desejam uma vida cheia de otimismo, com fé inabalável, autoconfiança, prosperidade, saúde, espiritualidade, coragem e determinação para a conquista dos ideais. É um revolucionário método de Educação da Vida que prega a essência comum a todas as religiões.

No Brasil, a Seicho-No-Ie está presente desde 1931. Em Mato Grosso, começou a divulgação a desde a década de 1970. É difundida atualmente nos países do primeiro mundo como ‘Movimento Internacional de Paz pela Fé’ e está presente oficialmente em mais de 30 nações. A expressão Seicho-No-Ie significa ''Lar do Progredir Infinito''. Ela prega que a essência do homem é Perfeição. Ensina sobre a inexistência da matéria, do pecado, da doença e da morte; não considera o sofrimento como criação de Deus, mas como produto da ilusão da mente humana. O uso do pensamento positivo, as leis da mente, o sentimento de gratidão aos pais, a reverência aos antepassados e a meditação são algumas das práticas fundamentais dos adeptos.

Segundo a Seicho-No-Ie, o mais importante é que haja uma revolução na forma de ver o homem, considerando-o como um ser harmônico e perfeito. Desconsiderando de vez a visão materialista que o considera como um ‘ser carnal’ – causa essa da infelicidade e do sofrimento. Quando ocorre a mudança na mente das pessoas, transforma-se automaticamente a vida delas no que diz respeito à saúde, à prosperidade, à harmonia familiar e no trabalho. Enfim, há uma transformação positiva em todos os aspectos, inclusive na estrutura social e no sistema econômico.

Numa modalidade direta, sem sectarismos, dogmas e superstições, a Filosofia de vida aplicada, Seicho-No-Ie, prega a Verdade de que “O homem é filho de Deus”. Em termos filosóficos, isso significa admitir que o homem é dotado de capacidade infinita e pode conduzir o próprio destino rumo a felicidade.

A Seicho-No-Ie reverencia e acredita unicamente em Deus, como Ser supremo, imparcial e onipresente. Prega que o perdão, o amor e a gratidão são condições que atraem a felicidade, a realização e a transcendência dos carmas negativos (pecados) do passado. A prática realizada pelos adeptos consiste na recitação de Sutras Sagradas e primordialmente, a prática diária da Meditação Shinsokan. Aprende-se a reverenciar a natureza divina de todas as pessoas e também todas as coisas como manifestações do amor de Deus. É ensinado também sobre a importância da gratidão aos antepassados e o quanto essa atitude influencia no destino da família.

O ensinamento Seicho-No-Ie não admite que o mal seja uma força existente que se oponha a Deus. Embora ocorram manifestações indesejáveis no mundo do fenômeno (tanto físico como espiritual), são apenas estados ilusórios da mente do homem, quando este desconhece o Bem, que é existência verdadeira.

A Seicho-No-Ie enfatiza que todas as religiões sérias e idôneas, são como veículos de salvação, emanadas de um só Deus universal. As religiões têm pregado a Verdade de diferentes formas, dependendo da época e do lugar. Mas todas elas são luzes advindas da salvação de um único Deus criador. Portanto, todas as religiões verdadeiras se identificam na sua essência.

Muito obrigado!


Jair Donato, jornalista, preletor da Seicho-No-Ie

- Assessoria de Comunicação da Seicho-No-Ie do Brasil Regional MT-Cuiabá

SEICHO-NO-IE E O MEIO AMBIENTE

Recentemente, a Seicho-No-Ie entrou para a história da humanidade como provavelmente a primeira entidade do segmento religioso a se comprometer com as questões ambientais, sendo certificada pelo Sistema de Gestão Ambiental ISO 14001, como padrão internacional de preservação ambiental e ecológica. E, por orientação da Sede Internacional, todos os países em que a Seicho-No-Ie está presente estão trabalhando pela difusão do pensamento ecológico proposto pela entidade, como é o caso da Sede Central do Brasil, que já está à beira da certificação da referida ISO.

A Seicho-No-Ie, ao mesmo tempo em que propaga amplamente a fé religiosa, busca atuar nos problemas ambientais, contribuindo na manutenção ecológica da Terra. Ela mantém uma diretriz ecológica onde as doutrinas tradicionais são harmonizadas através de uma vida religiosa moderna, que não se limita aos ensinamentos tradicionais, mas também às necessidades da vida que o mundo atual globalizado exige, de maneira que o objetivo principal de uma religião, a concretização da paz mundial, seja alcançado. Para reduzir o aquecimento da Terra, bem como ajuda para a manutenção da biodiversidade, a Seicho-No-Ie têm realizado campanhas de arrecadação de verbas destinadas a recuperação e reflorestamento das matas do mundo.

Por ser uma filosofia de vida aplicada, está no cerne do que apregoa, a importância do homem adotar um estilo de vida que esteja em harmonia com a natureza. Consta na Sutra Sagrada “Chuva de Néctar da Verdade”, súmula do Ensinamento, o seguinte: “Reconcilia-te com todas as coisas do céu e da terra. Quando te reconciliares com todas as coisas do céu e da terra, tudo será teu amigo... Agradece a todas as coisas do céu e da terra”.

Para quem desejar conhecer melhor a Seicho-No-Ie e ter acesso a vasta obra para uma leitura agradável sobre os mais variados aspectos da vida humana, pode participar das reuniões semanais do “Domingo da Seicho-No-Ie”, aos domingos, das 09h às 11 horas da manhã, na Sede Regional de Mato Grosso, situada à Travessa Joaquim da Costa Siqueira número 71, bairro Araés, em Cuiabá – Fone: 3321-6587.

Muito obrigado!


Jair Donato, jornalista, preletor da Seicho-No-Ie

- Assessoria de Comunicação da Seicho-No-Ie do Brasil Regional MT-Cuiabá

PEDAGOGIA DA SEICHO-NO-IE (³)

Leitor, ore para criar uma grande obra de arte. Ore para purificar sua alma. Ore para fazer da sua vida uma obra-prima. Ore para ter uma fé inabalável. Ore pela cura de seus amigos enfermos. Estou diariamente orando pelo bem-estar de todos os membros da Seicho-no-ie e de toda a humanidade. Ore você pelo bem-estar de seus familiares e seus amigos. Ore pelo progresso de seus filhos. E ensine seus filhos a orarem a Deus Juntamente com você.

Ensinar a orar é ensinar o modo de se aproximar da força misteriosa que rege o universo. Assim procedendo, certamente seus filhos serão abençoados com a intuição e a inspiração, fundamentais na realização de todas as obras grandiosas.

Do Livro A Verdade da Vida - Ética (II) /Educação ,vol 14, pp. 173-174. Autoria: Masaharu Taniguchi, Ph.D.

PEDAGOGIA DA SEICHO-NO-IE (²)

Gênio é aquele que, mesmo depois de adulto, conserva a "capacidade de se maravilhar" que possuía na infância. Não Se deve desprezar essa "capacidade de se maravilhar" das crianças; pelo contrário, deve-se desenvolvê-la com carinho

Do Livro A Verdade da Vida - Ética (II) /Educação ,vol 14, pp. 169-170. Autoria: Masaharu Taniguchi, Ph.D.

PEDAGOCIA DA SEICHO-NO-IE

Em suma, é essencialmente importante fazer com que a criança visualize na mente a existência de Deus, que é a personificação do bem, da harmonia e da perfeição. A adoração a Deus inspira também à criança um espírito de curiosidade pelo mundo desconhecido, e assim nascem os gênios tanto no campo espiritual como no científico.

Como é abundante a energia vital da criança! Como é fértil a sua imaginação! Como é agudo o seu poder intuitivo!

Para que a criança cresça sadia, descontraída e vigorosamente, é preciso orientar sua abundante energia para o lado construtivo, ensinar lhe a empregar sua força vital em atividades construtivas e fazê-la escolher uma diversão ou atividade em que possa utilizar adequadamente a força física e a mental ao mesmo tempo. É preciso também habitua-la a imaginar seres perfeitos e harmônicos e a venerar a Deus para que toda sua imaginação flua para uma direção perfeita e harmônica.


Do Livro A Verdade da Vida - Ética (II) /Educação ,vol 14, pp. 165-166. Autoria: Masaharu Taniguchi, Ph.D.

domingo, 27 de dezembro de 2009

A NOVA FÉ RELIGIOSA

A fé religiosa implica crença na existência de Deus?

Digo "Sim".

Implica crença na existência da natureza divina no próprio ser humano?

Digo: é essencial crer nisso".

Contudo, a fé religiosa não é, absolutamente, um sentimento (ou emoção) místico, vago, indefinível. Ela consiste na crença em Deus que está aqui, agora; em Deus que está trabalhando agora; em Deus que se revela agora; em Deus que está junto de nós agora, enfim, em Deus que podemos discernir claramente agora. A fé religiosa é, também, crença na presença viva de filho de Deus alojado na alma bela, jovial, pura e afetuosa de cada ser humano.

Do Livro Ensinamento da Verdade para Jovens,vol I, pp. 117. Autoria: Masaharu Taniguchi, Ph.D.

PALAVRA DO DIA 27 - A DÁDIVA DE DEUS VEM VERTICALMENTE

Deus, com toda certeza, prepara tudo o que for necessário a você. O aumento populacional não constitui problema. O tanto que crescer a população, Deus suprirá a necessidade alimentar, aumentando a produção de algo. Os materialistas, que limitam a dádiva, pensam : "Individualmente, mesmo que cresça a população, há pessoas que vivem bem, mas observando o todo, se alguém viver bem, alguém passará mal". Nunca devemos desejar as dádivas horizontais. Devemos receber verticalmente a dádiva de Deus. Deflagram-se as guerras de invasão porque querem estender horizontalmente o território. Cresça para cima. Receba a dádiva de Deus!


(Do livro Melhore Seu Destino Orando Pelos Antepassados - Acendedor, novembro/1968, nº 15)

SEICHO-NO-IE DO BRASIL -------- ISO 14001

terça-feira, 22 de dezembro de 2009

$UCE$$O EM 2010

Na penúltima reunião da AJSI Renascer, Regional MT-Cuiabá, o tema foi sobre "Planejamento de Vida para 2010", meio ambiente e muita alegria da galera animada da AJSI. Confira! FELIZ 2010!!!




Natal - - Ano Novo..... Só posso dizer que.... é Seicho-No-Ie... Sou Completamente Feliz...>>>>> Muito Obrigado!

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

PERSONA VIP

2010 está se aproximando! E com ele os desafios se renovam! Então nada melhor do que começar o ano com o pé direito!

Em janeiro e fevereiro de 2010 as cinco Academias de Treinamento Espiritual da Seicho-No-Ie estão com uma programação especial para os jovens! Tem um evento para cada estilo e idade!

Se você é um líder da AJSI, ou seja, faz as coisas acontecerem na sua Associação Local ou Regional, você está "convocado" para participar do Curso para Líderes da AJSI/BR - Persona VIP!

Venha com a sua seleção de líderes juntar a outros tantos do Brasil para conseguirmos efetivamente fazer acontecer o slogan da AJSI que é "Despertar a Natureza Divina de Todos os Jovens do Brasil!".

VEDEO ACADEMIA SANTA FÉ - BA/20-24/01.

13 a 17 - Academia da Amazônia-PA; 20 a 24 de janeiro: Academia de Curitiba-PR e Academia de Santa Fé-BA; 27 a 31 de janeiro: Academia de Ibiúna-SP; 03 a 07 de fevereiro: Academia de Santa Tecla


Fonte: http://www.sni.org.br/jovens/

sábado, 12 de dezembro de 2009

DO LIVRO - TELEPSIQUISMO - Como Alcançar a Vida Perfeita

Para de pensar que você é capaz de controlar os acontecimentos ou as pessoas. coloque toda sua fé e confiança na Presença Divina, na certeza de que Deus está em ação na sua vida; então, só lhe poderão acontecer coisas boas. Você pode ter plena confiança na bondade e no amor de Deus, e, aceitando esta verdade, sua vida será maravilhosa.


Do Livro Telepsiquismo - Como Alcançar a Vida Perfeita - Titulo Original Norte Americano - (Telepsychics, The Magic Power Of Perfect Living) pp. 96. Autoria: ,Dr. Joseph Murphy.

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

NÃO SE ACOMODAR

Aproveitar cada minuto de sua vida. Essa frase passou a ser um slogam para mim a partir do momento em que li mais de 20 vezes o livro Dinamize Sua Capacidade.

Os acomodados querem que os outros resolvam os seus problemas. Cada um deve 'carregar a sua cruz' – não no sentido de sofrer, mas de se dedicar para resolver seu próprio problema. São esses que além de não praticar, ainda dizem: 'rezem por mim'.

Há indivíduos que estão num grau de comodismo tão acentuado que causam aborrecimento para os que querem lhe ajudar, são os 'colecionadores de orientação'. Chico Xavier também perdeu paciência com essas pessoas acomodadas para dizer a frase: 'Muitos ficam na expectativa do socorro do Alto, mas não querem nada com o esforço de renovação; querem que os espíritos se intrometam na sua vida e resolvam seus problemas...'."

(Revista Seicho-No-Ie Mundo Ideal, nº 163 – fev. 2008 3º Item para um Vencedor – Prel. Sede Internacional Heitor Miyazaki)

COMO ACOLHER AS DIFICULDADES

As pessoas de senso positivo, ânimo forte, idealistas, sempre fizeram das oportunidades que surgiram à frente, uma escalada para atingir seus objetivos, mesmo sendo elas difíceis ou não. O que sempre ponderou foi é a maneira como são encaradas.

O Professor Masaharu Taniguchi, Ph.D., em sua obra ‘Dinamize sua Capacidade’ afirma o seguinte: Quando for incumbido de um trabalho mais difícil e penoso, não resmungue, não reclame, mas veja nele uma chance para desenvolver-se. Pense que é realmente uma ótima oportunidade que lhe estão oferecendo; uma dádiva celeste. Se não houvesse dificuldades, todos caminhariam na mesma velocidade e não haveria diferença alguma entre uma pessoa e outra; não surgiriam oportunidades para você se sobressair e ser reconhecido. Unicamente as dificuldades podem provar se você é ouro ou chumbo. Quando você fizer ressoar seu timbre de ouro, sobressair-se-á entre os companheiros e progredirá mais que eles.

As pessoas que se destacam atualmente são as que provaram perante o mundo que foram capazes de sobrepujar-se durante a época de dificuldades, quando executaram trabalhos penosos e agiram desembaraçadamente, enquanto os outros não sabiam o que fazer.

Dentre os fatos que mais nos causam prazer, sem dúvida, o melhor é a consciência de que estamos progredindo. Pense que você próprio está se desenvolvendo cada vez que encontra dificuldades. A cada nova responsabilidade que assumir, pense assim: “Que ótima oportunidade para o meu desenvolvimento!” Poderemos verificar se somos diamante falso ou verdadeiro, quando estivermos diante da luz solar o falso diamante perderá pouco a pouco o seu esplendor, enquanto o verdadeiro manterá o seu brilho. Por exigirem tarefas difíceis é que você tem ocasiões de provar que superou as pessoas comuns. Não é nada bom que um diamante verdadeiro seja confundido com um falso. E esta diferença é percebida na época de dificuldades.

Você é telha ou pedra preciosa? Quando você assumir maiores responsabilidades, encontrará a resposta. Descobrirá, entretanto, que você é uma pedra preciosa. Apenas quem se julga telha se tornará inútil, sem valor, porque não se polirá e se desprezará. Porém, na verdade, ninguém é telha. “Mesmo as pedras preciosas, se não forem polidas, não brilharão” - eis uma frase valiosa, de imutável valor. Em qualquer pessoa existe uma capacidade infinita que, quanto mais for polida, mais brilho externará.

Com que material você quer se polir? As pedras preciosas são polidas com quê? Primeiramente com grosseiro esmeril, depois com lixa áspera. Então você também deve-se polir com o esmeril das dificuldades, assumindo alegremente cargos de grande responsabilidade. Com toda certeza sua capacidade aumentará e brilhará mais quando você fizer isso com alegria. Hoje, a ciência da mente reconhece que todos os seres humanos possuem talento e capacidade que se manifestam à medida que são polidos.


--
JAIR DONATO -Preletor da Seicho-no-ie/ Jornalista / Palestrante / Consultor de Desenvolvimento de Pessoas / Educador